DÚVIDAS FREQÜENTES

GDRAIS - Como utilizar o programa

Como obter o programa GDRAIS?

Qual é a finalidade do programa GDRAIS?

É possível enviar a declaração RAIS sem usar o programa GDRAIS?

Como utilizar o GDRAIS?

Verificação de Erros/Avisos

Uma Declaração RAIS pode conter Inscrições CNPJ/CEI diferentes?

É possivel gerar externamente um arquivo com os dados da RAIS ao invés de digitá-los no programa GDRAIS?

Correção de Erros/Avisos - Arquivo externo

Importação de arquivo com grande quantidade de registros

Não consigo localizar o arquivo ao importar

Tratamento do erro: O WINDOWS NÃO PODE ENCONTRAR "JAVAW" / COULD NOT FIND THE MAIN CLASS. PROGRAM WILL EXIT

Como obter o programa GDRAIS?

O programa GDRAIS2013 deve ser copiado, gratuitamente, dos seguintes endereços eletrônicos do Ministério do Trabalho e Emprego: http://www.mte.gov.br/rais ou http://www.rais.gov.br.

Para copiar o programa GDRAIS2013, o estabelecimento deve efetuar o download (procedimento para copiar o programa no disco rígido do micro ou em mídia magnética). O microcomputador deve ter Sistema Operacional Windows XP Service Pack3, com no mínimo 1GB de espaço livre em disco e com no mínimo 1,5 GB de memória RAM."

Após a execução do download, deve-se iniciar a instalação do GDRAIS2013 com duplo clique no arquivo 'GDRAIS2013-4.0.XX-Setup.exe' (onde XX é o número da versão atual). O nome do diretório não pode ser alterado.

O programa GDRAIS2013 pode ser instalado em estações com sistema operacional Windows e Linux. No entanto, nessa estação deverá estar instalada a máquina virtual Java (JVM) versão 1.6.0, pois programa desenvolvido em Java não pode ser executado sem a JVM. A Máquina Virtual Java poderá ser obtida acessando o site www.oracle.com/technetwork/java/javasebusiness/downloads/java-archive-downloads-javase6-419409.html#jre-6u45-oth-JPR.

Voltar para Dúvidas

Qual é a Finalidade do programa GDRAIS?

O programa GDRAIS tem três finalidades básicas:

a)Gerar a declaração RAIS - desenvolvido para o estabelecimento que não possui sistema próprio informatizado de folha de pagamento. Nesse caso, após a digitação das informações no programa, o declarante deverá emitir os relatórios necessários para verificação e correção de eventuais erros, gerar e posteriormente transmitir a declaração e gerar a cópia de segurança que deve ser mantida à disposição da fiscalização. Recomenda-se fazer mais de uma cópia de segurança.

b)Analisar arquivo RAIS – desenvolvido para uso do estabelecimento que possui sistema próprio informatizado de folha de pagamento e o utiliza para gerar o arquivo com informações a serem declaradas à RAIS, conforme o layout do GDRAIS 2013. Através do "analisador", é possível verificar se o arquivo foi gerado corretamente, permitindo a gravação e envio da declaração da RAIS.

c)Transmitir arquivo RAIS - Realizar o envio, pela Internet, da declaração RAIS do estabelecimento. O envio da declaração poderá ser efetuado pela opção "“Gravar Declaração"” ou na opção "“Transmitir Declaração"” do programa GDRAIS2013.

Voltar para Dúvidas

É possível enviar a declaração RAIS sem usar o programa GDRAIS?

R: Não. Para o envio da declaração RAIS é OBRIGATÓRIO o uso do programa GDRAIS específico do ano-base ou GDRAIS Genérico, conforme o caso. Para download desses programas acesse a opção DOWNLOAD.

Voltar para Dúvidas

Como utilizar o GDRAIS?

O estabelecimento deve informar corretamente os dados solicitados pelo programa, para evitar inconsistências, as quais não permitirão ao programa GDRAIS gerar a declaração a ser entregue.

O estabelecimento, possuidor de CNPJ, sem vínculo empregatício, deverá informar apenas os campos que identificam o mesmo, podendo para tanto utilizar-se do formulário RAIS Negativa Web ou do programa GDRAIS.

Voltar para Dúvidas

VERIFICAÇÃO DE ERROS/AVISOS

O Programa GDRAIS disponibiliza um recurso que permite a verificação da integridade das informações declaradas. A qualquer tempo, o usuário pode selecionar a opção VERIFICAR INCONSISTÊNCIAS, no menu DECLARAÇÃO.

Havendo inconsistências, o programa emitirá um relatório detalhando a natureza dos problemas encontrados, que poderão ser ERROS ou AVISOS.

· Relatório de Erros - relaciona as inconsistências encontradas nas informações declaradas, que deverão ser corrigidas para que se possa gerar a declaração. Enquanto houver erros, não será permitido a geração e o envio da declaração.

· Relatório de Avisos - relaciona as inconsistências encontradas nas informações declaradas, que não impedem a geração da declaração, mas que deverão ser verificadas pelo declarante para possível correção, pois as inconsistências podem distorcer as informações da RAIS (por ex.: remunerações incoerentes, erros de digitação, etc).

Voltar para Dúvidas

Uma Declaração RAIS pode conter Inscrições CNPJ/CEI diferentes?

R.: Sim. No preenchimento da declaração RAIS, podem ser incluídas inscrições CNPJ/CEI diferentes e em qualquer quantidade. Quando do momento da geração final da declaração, o programa GDRAIS2013 solicitará ao usuário que selecione os estabelecimentos que deverão compor o arquivo a ser transmitido. Após a transmissão, será gerado um único número de CREA (Controle de Recepção/Expedição de Arquivo) para este conjunto de estabelecimentos. Com base neste CREA, o estabelecimento poderá imprimir o Recibo de entrega da declaração RAIS.

Voltar para Dúvidas

É possivel gerar externamente um arquivo com os dados da RAIS ao invés de digitá-los no programa GDRAIS?

R: SIM. O estabelecimento poderá utilizar os seus recursos próprios de informática e gerar um arquivo com todos os dados requeridos pela RAIS.

Para isto, o estabelecimento deverá proceder da seguinte forma:

1) Obter no site da RAIS o LAYOUT DO ARQUIVO, que contem as orientações técnicas necessárias para a sua elaboração.

2) Gerar o arquivo com os dados da RAIS, conforme layout.

3) Utilizar no programa GDRAIS2013 a opção IMPORTAR, disponível no Menu "DECLARAÇÃO", e realizar a importação do arquivo gerado. Em seguida utilizar a opção VERIFICAR INCONSISTÊNCIAS para submetê-lo à validação.

Voltar para Dúvidas

CORREÇÃO DE ERROS/AVISOS - ARQUIVO EXTERNO

Como devem ser tratados os erros/avisos encontrados no arquivo gerado externamente pelo usuário?

R: Havendo ERROS e/ou AVISOS o estabelecimento poderá realizar a correção de duas formas:

1) Através do seu sistema próprio de informática, onde deverá realizar a correção das inconsistências apontadas pelo relatório e gerar um novo arquivo. Em seguida, utilizar no programa GDRAIS2013 a opção IMPORTAÇÃO para IMPORTAR o novo arquivo e utilizar a opção VERIFICAR INCONSISTÊNCIAS para submeter o novo arquivo a uma nova validação.

2) Diretamente através do programa GDRAIS2013, onde terá acesso a todas as informações do arquivo que foi importado, podendo corrigí-las conforme apontado pelo relatório. Após a correção, utilizar a opção VERIFICAR INCONSISTÊNCIAS para submeter a declaração a uma nova validação.

Executados os procedimentos acima, realizar a gravação final e transmissão da declaração através do programa GDRAIS.

Voltar para Dúvidas

Importação de arquivo com grande quantidade de registros

O programa GDRAIS estabelece o limite de até 15.000 (quinze mil) registros para importação de um arquivo gerado pelo usuário. Para análise e validação de arquivos com quantidades maiores, o usuário deve usar a função "Analisador de Arquivos RAIS", disponível no menu UTILITÁRIOS.

Voltar para Dúvidas

Não consigo localizar o arquivo ao importar

Para importar arquivos de 2012 ou de 2013 deve ser selecionada a opção de acordo com o ano. Deve-se estar atento ao local onde o arquivo foi armazenado, visto que por padrão o programa irá procurar o arquivo na pasta C:\Gdrais\declaracoes.

Observação: também dever ser selecionado o tipo de arquivo (se é ".dec" ou ".txt").

Voltar para Dúvidas

Tratamento do erro: O WINDOWS NÃO PODE ENCONTRAR "JAVAW" / COULD NOT FIND THE MAIN CLASS. PROGRAM WILL EXIT

Se ao abrir o programa GDRAIS 2013 receber a mensagem: "O WINDOWS NÃO PODE ENCONTRAR "JAVAW". CERTIFIQUE-SE DE QUE O NOME FOI DIGITADO CORRETAMENTE E TENTE NOVAMENTE ", ou ainda a mensagem "COULD NOT FIND THE MAIN CLASS. PROGRAM WILL EXIT", isto indica que há algum problema com a versão do JAVA instalado em seu computador. Clique aqui e baixe um roteiro para solução deste problema.

Voltar para Dúvidas